Atenção Escritores, receba novidades em seu Email - Inscreva Seu E-mail Aqui.

Coloque seu Endereço de E-mail Aqui:

Pra receber as novidades confirme o cadastro em seu E-Mail.

Criado Por Editora Zoe

Encontre sua Editora Aqui!

18 dezembro 2010

Manual Técnico de Capas

Capa, orelhas e quarta capa.

Já escutou falar que não se compra um livro pela capa? Pois, em matéria de livros, nada mais errado. Duas coisas atraem o leitor: o título e a capa. Portanto, esmere-se na procura de um título atraente e no desenvolvimento de uma capa.

A capa estará diretamente associada ao público-alvo. Se for um livro de aventura, uma capa mostrando ação é fundamental. Todavia se for um livro de um drama psicológico, nada mais errado do que colocar na capa monstros do tipo RPG e similares. Procure um bom artista especializado em capas de livros e discuta as opções possíveis. Todavia, o editor é fundamental, pois ele sabe o que é melhor para atingir determinando público. Trabalhe em conjunto com ele, mas não deixe de opinar, pois ninguém conhece melhor a história do que você.
A quarta capa é chamada erroneamente de contracapa. Sua importância cresce quando o livro será comercializado no ponto-de-venda (livrarias etc.). É comum as pessoas virarem o livro e lerem tanto a quarta capa como as orelhas. Use-as com sabedoria, vendendo seu livro assim como o próprio autor. Já, se o livro for vendido através da Internet ou clube do livro, então a importância da quarta capa e das orelhas decresce exponencialmente.

Como especificar sua capa

Vamos supor que você esteja fazendo uma capa com 14 por 20,7 cm.
Altura:
A capa (somente a frente) e a quarta capa (somente a última capa) devem ter 20, 7 cm, acrescido de 0,5 cm em cima e 0,5 cm em baixo, ou seja, total 21,7 cm.
Largura
Tanto a capa como a quarta capa devem ter 14 cm cravados.
Orelhas
Se não houver, aumente as laterais EXTERNAS da capa e da quarta capa em 0,5 cm.
Se houver, estabeleça um mínimo de 6 cm até um máximo de 8 cm (7 cm é o ideal). Deixe 0,5 cm nas laterais externas para o corte da guilhotina.
Lombada

2 Deixe para o final quando souber quantas páginas terá seu livro.
Use uma regra de três: 200 páginas corresponde a 1 cm, seu livro com tantas (sempre par) páginas irá corresponder a X.

Atenção

Sua capa deve ser enviada em arquivo PDF (Acrobat) com, no mínimo 300 dpi. O ideal são 600 dpi. Não adianta pegar uma imagem com 72 dpi e simplesmente salvá-la com 300 dpi. Ela não ficará boa. Procure um profissional que irá orientá-lo para aprimorar sua imagem de baixa resolução.

Como enviar a capa

Se você desenvolveu uma capa e, portanto não tem necessidade de usar os serviços de capa da EDITORA ZOE, precisa enviá-la em condições de ser impressa.

1 - O arquivo deve ser enviado em pdf, pois isso irá permitir inserir o ISBN e o logotipo da EDITORA ZOE. Não envie em pds, pagemaker, word, corel draw.
2 – É fundamental que a medida da capa seja 0,5 cm mais largas em todos os sentidos para que a guilhotina possa cortá-la e não deixar falhas após o corte. Mande sua capa exatamente na medida em que será impressa.
3 – É preciso fazer as marcações de vinco das orelhas, das lombadas, assim como as marcações de corte, onde a guilhotina irá cortar o papel.
4) O cálculo da lombada obedece a seguinte regra de três. Para cada 200 páginas, 1 cm de lombada. Portanto, se o livro tem 150 páginas (as páginas sempre serão pares), a lombada desse livro é 0,75 cm. Livros com poucas páginas, cuja lombada seja inferior a 0,4 cm (80 páginas), não devem ter texto na lombada, pois qualquer desvio aparece na capa ou na quarta capa.
5) É preciso deixar um espaço na quarta capa para inserir o ISBN. Calcule pelo menos 2,2 cm de comprimento por 1,5 cm. Não precisa ser vazado.

O que você procura Esta aqui:




Impressão Sob Demanda

Projeto Gráfico da diagramação de um livro!

Elaboração de capa de livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...