Ao escritor
Escrever não é somente um sonho, é uma obsessão, como já disseram vários escritores.
Nunca deixe de escrever, pois é somente com a prática que se aperfeiçoa o estilo e se elabora a trama perfeita.
O escritor de primeira viagem há de ter atenção a alguns detalhes que aqui levantamos:
Publicar | uma boa dica antes de encaminhar sua obra para análise de uma editora é enviá-la para uma leitura crítica. Normalmente, as pessoas envolvidas na leitura crítica são as mesmas que fazem esse serviço para as editoras ou são aquelas que conhecem o métier editorial e sabem o que o mercado busca. Além de você ter uma prévia do que as editoras possam vir a te dizer e ter a chance de acertar os detalhes de sua obra, você poderá enviar a avaliação junto quando submeter o texto a alguma editora para apreciação. Isso demonstra sua seriedade e cuidado.
Editoras sob demanda x editoras comerciais | ao enviar seu texto para a leitura crítica, iremos indicar as editoras que se enquadram ao perfil de sua obra. Mas, antes, é preciso diferenciar os dois tipos de editoras que existem hoje: as sob demanda são aquelas em que você paga por toda a produção de seu livro, ou por parte da produção; e as comerciais tradicionais são aquelas em que você não paga nada. Basicamente é isso. Há outras diferenças, lógico, que têm de ser pesadas, como o fato de a editora tradicional cuidar ainda de todos os aspectos relacionados a seu livro: impressão, divulgação, marketing, estoque e distribuição. Não pense que é fácil imprimir mil exemplares de um livro, no esquema sob demanda, e depois sair vendendo. Se optar por uma editora sob demanda, há duas opções razoáveis: 1) você imprime uma quantidade baixa de seu livro, assim presenteia a família e vende alguns poucos exemplares para amigos e conhecidos, ou, 2) você contrata também o serviço de estoque e distribuição. E atenção: a editora tem de ser sua aliada: cobrar valores exorbitantes para produzir e imprimir, cobrar estoque, cobrar frete, não colocar seu livro em livrarias fisicamente são sinais claros de que essa não é a editora ideal para um escritor estreiante.
Linha editorial | não envie seu original a todas as editoras que conhece: pesquise, veja as que já publicaram obras semelhantes à sua. O modo mais fácil de se fazer isso é ir a uma livraria, procurar a seção de livros semelhantes à linha que você escreve, e anotar o nome e site de todas as editoras que estiverem lá. Acesse os sites e procure pelas “instruções para publicação”. Todas editoras têm recomendações próprias para envio de originais, e conhecê-las só traz benefícios a você, uma vez que você evita o desgaste e o custo com a remessa de várias cópias, além de mostrar para a editora que se preocupou em seguir as instruções dela. Outra dica é você se organizar fazendo uma “planilha” ou anotando em algum lugar a data em que enviou seu texto, para qual editora e quem recebeu sua cópia (sempre envie o material pelo correio com AR - aviso de recebimento), assim você sabe se a cópia realmente chegou. Após quatro meses do envio, se ninguém entrar em contato com você, escreva ou telefone pedindo informação sobre a avaliação e diga quanto tempo já se passou do envio da obra. Mas sempre mantenha o bom humor, já que as editoras realmente costumam demorar para avaliar textos de escritores inéditos.
Direito autoral | se sua obra for aceita para publicação por alguma editora comercial, atente-se ao Contrato de Direito Autoral. A maioria das editoras paga como direito autoral a você 10% do preço de capa. Mas há de se ter atenção ao contrato: 10% do preço de capa é muito diferente de 10% do custo do livro; leia as cláusulas com atenção e, se achar melhor, peça uma cópia do contrato para você levar a um advogado.
Direito autoral de terceiros | ao escrever uma obra, tenha sempre em mente que tudo o que você citar – de versos de poemas a trechos de música, em epígrafes ou citações – que não seja seu é direito de outra pessoa, e essa pessoa pode querer cobrar pelo uso da produção dela. Assim, mesmo que você citar a referência bibliográfica completa, se a sua obra for comercial, você tem de ter autorização para todas as citações que tiverem caráter ilustrativo. Em caso de dúvida, consulte a lei de Direito Autoral, em especial o capítulo IV (Das limitações aos Direitos Autorais), ou um advogado.
Registre seu original | a Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro tem um escritório de registro de originais. Mediante pagamento, a Fundação envia a você um registro de sua obra, ou seja, você pode se certificar de que ninguém poderá copiá-la, uma vez que você terá a prova que a sua é a primeira. Mas esse registro não assegura a ideia, assim, se uma editora receber sua obra e gostar da proposta, pode usá-la como inspiração para encomendar uma obra própria. Mas devemos sempre crer no princípio da honestidade e seriedade, e confiar que a instituição para a qual seu trabalho é enviado é digna de sua confiança e fará jus a seu respeito. O escritório de registro de originais pode ser acessado pelo link: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28
Se você escreve poesia, tenha sempre em mente que as editoras que publicam poesia são poucas, e que esse mercado é restrito até mesmo para os autores célebres. Comece pelos concursos literários, por coletâneas organizadas por instituições fidedignas, blogs e espaços oferecidos por jornais e revistas literárias.
Links
Concurso literário http://www.concursosliterarios.com.br/home.php http://blog.oficioeditorial.com.br/concursos-eventos-e-oportunidades
Editoras sob demanda x editoras comerciais | ao enviar seu texto para a leitura crítica, iremos indicar as editoras que se enquadram ao perfil de sua obra. Mas, antes, é preciso diferenciar os dois tipos de editoras que existem hoje: as sob demanda são aquelas em que você paga por toda a produção de seu livro, ou por parte da produção; e as comerciais tradicionais são aquelas em que você não paga nada. Basicamente é isso. Há outras diferenças, lógico, que têm de ser pesadas, como o fato de a editora tradicional cuidar ainda de todos os aspectos relacionados a seu livro: impressão, divulgação, marketing, estoque e distribuição. Não pense que é fácil imprimir mil exemplares de um livro, no esquema sob demanda, e depois sair vendendo. Se optar por uma editora sob demanda, há duas opções razoáveis: 1) você imprime uma quantidade baixa de seu livro, assim presenteia a família e vende alguns poucos exemplares para amigos e conhecidos, ou, 2) você contrata também o serviço de estoque e distribuição. E atenção: a editora tem de ser sua aliada: cobrar valores exorbitantes para produzir e imprimir, cobrar estoque, cobrar frete, não colocar seu livro em livrarias fisicamente são sinais claros de que essa não é a editora ideal para um escritor estreiante.
Linha editorial | não envie seu original a todas as editoras que conhece: pesquise, veja as que já publicaram obras semelhantes à sua. O modo mais fácil de se fazer isso é ir a uma livraria, procurar a seção de livros semelhantes à linha que você escreve, e anotar o nome e site de todas as editoras que estiverem lá. Acesse os sites e procure pelas “instruções para publicação”. Todas editoras têm recomendações próprias para envio de originais, e conhecê-las só traz benefícios a você, uma vez que você evita o desgaste e o custo com a remessa de várias cópias, além de mostrar para a editora que se preocupou em seguir as instruções dela. Outra dica é você se organizar fazendo uma “planilha” ou anotando em algum lugar a data em que enviou seu texto, para qual editora e quem recebeu sua cópia (sempre envie o material pelo correio com AR - aviso de recebimento), assim você sabe se a cópia realmente chegou. Após quatro meses do envio, se ninguém entrar em contato com você, escreva ou telefone pedindo informação sobre a avaliação e diga quanto tempo já se passou do envio da obra. Mas sempre mantenha o bom humor, já que as editoras realmente costumam demorar para avaliar textos de escritores inéditos.
Direito autoral | se sua obra for aceita para publicação por alguma editora comercial, atente-se ao Contrato de Direito Autoral. A maioria das editoras paga como direito autoral a você 10% do preço de capa. Mas há de se ter atenção ao contrato: 10% do preço de capa é muito diferente de 10% do custo do livro; leia as cláusulas com atenção e, se achar melhor, peça uma cópia do contrato para você levar a um advogado.
Direito autoral de terceiros | ao escrever uma obra, tenha sempre em mente que tudo o que você citar – de versos de poemas a trechos de música, em epígrafes ou citações – que não seja seu é direito de outra pessoa, e essa pessoa pode querer cobrar pelo uso da produção dela. Assim, mesmo que você citar a referência bibliográfica completa, se a sua obra for comercial, você tem de ter autorização para todas as citações que tiverem caráter ilustrativo. Em caso de dúvida, consulte a lei de Direito Autoral, em especial o capítulo IV (Das limitações aos Direitos Autorais), ou um advogado.
Registre seu original | a Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro tem um escritório de registro de originais. Mediante pagamento, a Fundação envia a você um registro de sua obra, ou seja, você pode se certificar de que ninguém poderá copiá-la, uma vez que você terá a prova que a sua é a primeira. Mas esse registro não assegura a ideia, assim, se uma editora receber sua obra e gostar da proposta, pode usá-la como inspiração para encomendar uma obra própria. Mas devemos sempre crer no princípio da honestidade e seriedade, e confiar que a instituição para a qual seu trabalho é enviado é digna de sua confiança e fará jus a seu respeito. O escritório de registro de originais pode ser acessado pelo link: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28
Se você escreve poesia, tenha sempre em mente que as editoras que publicam poesia são poucas, e que esse mercado é restrito até mesmo para os autores célebres. Comece pelos concursos literários, por coletâneas organizadas por instituições fidedignas, blogs e espaços oferecidos por jornais e revistas literárias.
Links
Concurso literário http://www.concursosliterarios.com.br/home.php http://blog.oficioeditorial.com.br/concursos-eventos-e-oportunidades
Notícias do mercado editorial
http://www.publishnews.com.br/index/default.asp
http://www.publishersweekly.com/
http://blogdogaleno.blog.uol.com.br/
http://www.gieorg.org/gie/
http://www.cerlalc.org/libroaldia/libroaldia_6/index.htm
http://www.tvlivro.com.br/home.php
http://www.gpopai.usp.br/wiki/index.php/Biblioteca_Digital
Literatura
http://www.tvcultura.com.br/entrelinhas/videos.asp
http://www.academia.org.br/
Escritores
http://www.ube.org.br/home.php
http://www.camarabrasileira.com/
http://www.amigosdolivro.com.br/home.php
Leitura http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/ http://rascunho.rpc.com.br/
I Concurso Literário “O Velho Matemático”
ResponderExcluirEntrega dos trabalhos: até 31 de agosto de 2012.
Entrega dos prêmios: 17 de setembro de 2012.
Art. 3º - Prêmios
3.1 – Serão premiados os dois melhores trabalhos da seguinte forma:
a) R$ 500,00 para o primeiro lugar.
b) R$ 250,00 para o segundo lugar.
3.2 – Caso o contemplado tenha adquirido o livro “O Velho Matemático” os valores dos prêmios serão:
a) R$ 2.000,00 para o primeiro lugar.
b) R$ 400,00 para o segundo lugar.
3.3 - A critério do escritor Paulo Henrique da Costa Gonçalves os 10 melhores escritores serão convidados para a publicação de uma obra literária no primeiro semestre de 2013.
3.3.1 - Os convidados não pagarão nenhum valor pela edição da obra.
3.3.2 - Os convidados receberão 50 (cinquenta) exemplares a titulo de direitos autorais.
3.3.3 - A tiragem única será de 1.000 exemplares.
9.6 – Regulamento e informações através do site “O velho Matemático” http://phosfa.no.comunidades.net/index.php ou com o autor através do email: paulohcgoncalves@gmail.com