Atenção Escritores, receba novidades em seu Email - Inscreva Seu E-mail Aqui.

Coloque seu Endereço de E-mail Aqui:

Pra receber as novidades confirme o cadastro em seu E-Mail.

Criado Por Editora Zoe

Encontre sua Editora Aqui!

05 setembro 2009

Serviços Extras

Revisão

Muitos acham que revisão é apenas enviar o texto para alguém que se presume dominar a língua portuguesa e que esta pessoa irá colocar os acentos nos lugares certos, consertar as palavras cuja grafia saiu errada e colocar a pontuação em seu devido lugar. Ledo engano!

É fundamental entender que o autor desenvolveu um trabalho, utilizando-se de palavras, e deseja transmitir sua mensagem a um leitor distante do qual não tem contato e quaisquer explicações subsidiárias são impossíveis. O texto deve se sustentar por si só no sentido de transmitir de forma inequívoca a mensagem do autor. As palavras são, portanto, o veiculo de algo maior do que elas próprias, pois representam à mensagem. Assim, quem for analisar o trabalho no sentido de lhe dar lógica, fluidez e unidade, além de verificar a correção ortográfica e gramatical, terá que ter um contato mais estreito com o autor para entender seu estilo, sua opção em apresentar seu trabalho num determinado formato e não em outro. Este primeiro passo é chamado de copidesque.

Tanto num trabalho de ficção como de não-ficção, o profissional que irá fazer o copidesque deve estar a par do assunto que o autor desenvolveu. Quanto maior o conhecimento, maior será sua contribuição. Todavia, sugerimos que os revisores devam ser profissionais, pessoas com conhecimento técnico não só da língua portuguesa, como também das regras da ABNT (no caso de trabalhos acadêmicos e de não-ficção) ou do uso e costume dos diálogos em livros de ficção (uso do travessão e da pontuação).

Após o copidesque, é sempre interessante que o texto passe por uma segunda revisão para que pequenos erros não manchem a qualidade final do trabalho.

A EDITORA ZOE sugere que os autores procurem fazer a revisão de seus trabalhos de forma independente. Não estamos mais oferecendo tais serviços - copidesque e segunda revisão -, exatamente pelo fato de que não há contato entre o autor e o revisor, o que acaba gerando inúmeros inconvenientes e atrasos na entrega.

Em suma, o trabalho deve ser enviado totalmente corrigido, com o(s) nome(s) do(s) revisor (es) para que lhe seja(m) dado(s) o devido crédito na página destinada à ficha técnica do livro. Se o autor solicitar a correção de palavras e de trechos, após ter enviado o original definitivo, a EDITORA ZOE poderá cobrar os custos de alteração.

Capa

A capa do livro é o primeiro contato que o leitor tem com o trabalho do autor. Deve haver uma perfeita sintonia entre o gênero do livro e a capa. Para tal, a participação do autor é importante, pois se presume que seja a pessoa que melhor conhece a obra.

Dependendo da obra, vale a pena o investimento de se desenvolver uma ilustração específica e exclusiva. Isto é particularmente válido para livros de ficção, que necessitam de capas com forte impacto visual. Já há casos em que o aproveitamento de uma bela ilustração preexistente é o suficiente para atingir o objetivo de atrair o olhar do leitor. Caberá ao autor fazer uma opção inteligente. Só sugerimos que não se deve decidir baseado apenas nos aspectos financeiros, pois o investimento numa capa é feito apenas uma única vez e não deve ser a diferença de alguns reais a determinante para que se faça uma bela capa ou algo que irá depor contra o autor.

A EDITORA ZOE oferece duas opções de capa. Uma versão mais acessível de capa, desde que o autor envie uma ilustração, enquanto que a segunda opção inclui o desenvolvimento de uma ilustração específica. Também aceitamos qualquer capa que o autor envie desde que esteja perfeitamente inserida nas especificações do nosso Manual Técnico de Capas - vide página do site Downloads.

Ilustrações

Alguns livros necessitam de ilustrações. Para tanto, sugerimos que o autor procure desenvolver as ilustrações em preto e branco (tons de cinza são permitidos) e que insira no lugar exato que deseja no texto. Neste caso, o ideal é diagramar o arquivo no formato de livro - veja Como Diagramar Seu Livro - página Downloads. Assim, o autor terá a certeza de que a ilustração ficará onde deseja e não irá "correr" quando o texto for diagramado.

Livros Infantis

Não estamos mais aceitando a publicação de livros infantis. A EDITORA ZOE vê que tal gênero necessita de um projeto global. Não se trata apenas de escrever uma boa história infantil, que já é uma dificuldade em si, mas mesclá-la com ilustrações de excelente qualidade, preferencialmente a cores. Podemos publicar o miolo a cores, entretanto em pequenas tiragens o custo se torna proibitivo. Finalmente, a venda pela livraria virtual EDITORA ZOE de livros infantis demonstrou ser ineficaz. Livros infantis são adquiridos nas livrarias, quase sempre em conjunto entre pais e a criança, que tem a oportunidade de folhear o livro. Já na internet, tal ato lúdico torna-se impossível, obstaculizando a venda. Para os autores de livros infantis, sugerimos que procurem as editoras especializadas, pois se trata de um segmento de mercado que exige mais do que a simples impressão do livro.

E-books

A EDITORA ZOE não está mais comercializando e-books. A venda de e-books estava muito restrita a livros técnicos, todavia isto facilitava a pirataria. Já os livros de ficção não atraem os leitores, pois ninguém deseja ficar lendo por horas a fio na frente da tela. O agradável da leitura que é de encontrar um cantinho simpático e deliciar-se com as aventuras e desventuras dos personagens morre na frente da tela. Assim, em face da baixa venda dos e-books, a EDITORA ZOE não mais os oferece.

O que você procura Esta aqui:





Impressão Sob Demanda

Projeto Gráfico da diagramação de um livro!

Elaboração de capa de livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...